
No dia 6 de julho, o Porto anunciou oficialmente que o ex-técnico do Ajax, Farolili, tornou-se o novo treinador do clube e as duas partes assinaram um contrato de dois anos.
Farioli, de 36 anos, é um técnico italiano que começou sua carreira de treinador na Turquia. Ele treinou Karaguluk e Alanya Sports, e depois mudou-se para a Ligue 1 e assumiu o comando do Ajax na temporada passada. Embora a equipe tenha liderado a classificação na maior parte do tempo na Eredial League, uma vez ultrapassou Eindhoven por 9 pontos na 29ª rodada. No entanto, no final da temporada, o estado da equipe caiu drasticamente: nas últimas cinco rodadas do campeonato, eles marcaram apenas 2 empates e 3 derrotas, e foram finalmente revertidos por Eindhoven e perderam o campeonato.
O treinador do Porto na última temporada foi Martin Anselmi. Ele saiu da aula no início de julho deste ano. O estopante foi a eliminação do Porto na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes deste ano. Três jogos foram 2 empates e 1 derrota, e perdeu a fase eliminatória. Além disso, durante o seu período de treinador, a equipa acabou por ficar em terceiro lugar na Super Liga Portuguesa na temporada passada, e a Taça UEFA também parou nas oitavas de final, e os resultados gerais não corresponderam às expectativas do clube.