
10 de julho, a estrela do Barcelona Yamal, de 17 anos, está atualmente em uma viagem à China e recentemente aceitou uma entrevista exclusiva com a CCTV. Yamal disse que a China é um país muito futurista e tem uma impressão muito boa da China; Messi é o maior jogador da história para si mesmo, mas ele só quer seguir seu próprio caminho.
Gostaria de pedir que você pergunte ao nosso público primeiro, ouvi dizer que você aprendeu um pouco de chinês antes de vir para a China
Yamal: Eu diria olá, não haverá mais nada além disso, mas tudo é muito bom, muito obrigado por sua recepção na China.
Sabemos que sua viagem à China desta vez é muito curta e acaba de chegar em 8 de julho. Qual é a impressão da China até agora?
Yamal: Minha impressão da China é muito boa. Achei que a atmosfera poderia não ser tão forte, mas na verdade é o oposto. As pessoas aqui são muito interessantes e a atmosfera é muito boa, e este é um país muito futurista com luzes brilhantes. Sério, eu gosto muito. Eu fui para comida chinesa hoje e também me apaixonei profundamente, então tudo foi ótimo.
Muitos jovens jogadores na China realmente querem saber, como você costuma equilibrar seus estudos com seu treinamento e competição de futebol?
Yamal: Eu acho que está tudo bem, você pode equilibrar treinamento e aprendizado. Claro, os estudos são sempre o mais importante, porque a carreira no futebol é muito curta, e apenas o seu conhecimento permanece no final. Portanto, devemos estudar muito e, ao mesmo tempo, aproveitar o processo.
Que tipo de dificuldade você acha que é mais fácil para os adolescentes encontrarem no processo de crescimento? Como devemos lidar com isso?
Yamal: Quanto às dificuldades dos jovens, na verdade, não encontrei muitas dificuldades. Mas venho de uma família simples. Acho que a maior dificuldade é ver meus pais sofrerem por você. Acho que não há nada mais desconfortável. Vendo que os pais sofrem, você não pode ter tudo como as outras crianças, mas ainda tem que aproveitar a infância de qualquer maneira, porque quando você crescer, você não pode aproveitar a infância. Você deve valorizar seus amigos, valorizar sua família e cuidar de seus pais. Assim como essas crianças hoje, basta jogar futebol.
Você disse uma vez que jogar futebol é para desfrutar e ganhar, mas na vida real, não há muita pressão e competição acirrada no jogo. Sob forte pressão, como você se mantém? Este coração, ainda gosta da alegria do futebol?
Yamal: Acho que quando você era criança, todas as crianças ansiavam por jogar futebol. Você deveria desfrutar da alegria do futebol. Você só precisa pensar em jogar futebol e jogar, e naturalmente vai jogar, para que você possa se livrar da pressão e mostrar seu verdadeiro eu. Você também pode aproveitar o processo do jogo.
Você também disse que o estresse é psicológico e pode ser resolvido se você se concentrar no prazer. Muitos jovens jogadores chineses também querem saber como enfrentar a pressão do jogo, como pênaltis e ficar na frente do ponto de pênalti, como você vai aliviar essa tensão em seu coração?
Yamal: Lembro-me de que não fiz o primeiro pênalti, mas apenas quem cobrou o pênalti pode cometer um erro. Mais tarde, ganhei o pênalti novamente. Ainda optei por marcar desta vez. Então eu acho que o mais importante na vida é ser confiante e não se importar com os outros, desde que você seja forte em seu coração, tudo vai correr bem.
Acredite em si mesmo, mesmo se você falhar, continue tentando, porque quando você tiver 60 anos, não haverá chance de marcar um pênalti novamente. Agora é a hora de tentar, não se coloque muita pressão sobre si mesmo. Se você falhar novamente, você ficará feliz quando a bola entrar.
Você também é um jogador muito criativo, muitas vezes tem aqueles momentos brilhantes no jogo, mas o futebol é outro esporte de equipe, muito particular sobre a tática geral. Para você, como você faz uma escolha? Quando a inspiração vem, você escolhe o desempenho pessoal ou obedece às táticas da equipe?
Yamal: Acho que há vários momentos, às vezes você precisa ser criativo e às vezes você precisa seguir a disciplina tática. Afinal, se toda a equipe não cooperar com você, você não pode vencer o jogo, então você deve ajudar seus companheiros de equipe, mas ao mesmo tempo, insista em ser você mesmo, tire sua criatividade da cabeça.
Agora você já é um ídolo e modelo para muitos adolescentes. Que tipo de sentimento é esse? É mais pressão ou motivação que isso traz para você?
Yamal: É um sonho, afinal, quando eu era criança, nunca pensei em qual time seria o artilheiro, nem pensei em ser o jogador mais conhecido. Eu só espero que um dia uma criança possa usar uma camisa com o meu nome impresso, na esperança de ser um verdadeiro ídolo. Espero ter uma criança na escola que diga que quero ser o Ramin Yamal, agora que realizei esse sonho, consegui tudo além do meu sonho original.
Porque para uma criança como eu poder vir para a China, todos estão me observando. Isso em si é um sonho tornado realidade. Agora estou muito feliz por não ter pressão. A pressão real é que eu não sabia se poderia me tornar um jogador profissional antes. É a hora de ir para a escola sem saber o que vai acontecer. E agora que meus pais podem se sentir à vontade, eu me tornei um ídolo para muitas pessoas, então eu só tenho que aproveitar tudo sem qualquer pressão.
Durante a Copa da Europa no ano passado, uma foto foi reimpressa freneticamente na Internet. Era essa foto de Messi lhe dando banho quando você era jovem. Isso é considerado pela maioria das pessoas como uma espécie de destino. Não sei o que você pensa sobre esta foto e como avaliar Messi
Yamal: Sempre me esforcei para seguir meu próprio caminho e, claro, Messi é realmente o maior jogador da história para mim. Ele é o pé esquerdo, eu também, ele jogou pelo Barcelona, eu também joguei pelo Barcelona, ele jogou pela direita, eu também chutei pela direita. Temos muitas semelhanças, mas isso não importa, eu só quero seguir meu caminho, ele tem sua lenda, espero que eu também tenha uma carreira de sucesso como ele, mas eu só quero jogar do meu jeito, escrever a história que me pertence, que as pessoas se lembrem do nome Ramin Yamal.