
10 de julho De acordo com uma reportagem da mídia britânica "Liverpool Echo", a UEFA confirmou oficialmente as novas regras de seleção na fase de mata-mata da Liga dos Campeões, mas apenas as duas primeiras equipes na fase da liga têm uma vantagem.
Quando o Liverpool venceu a Liga dos Campeões pela primeira vez na temporada passada, as pessoas rapidamente descobriram que a vantagem adicional de vencer o primeiro lugar era mínima. Mas com o polêmico ajuste do sistema de competição da UEFA, essa situação está prestes a mudar.
A UEFA confirmou oficialmente o novo regulamento da equipa cabeça de chave para a fase eliminatória da Liga dos Campeões. Anteriormente, a agência anunciou que reformaria as regras do jogo, de modo que a vantagem em casa na segunda rodada fosse determinada pelo desempenho da equipe, em vez de ser produzida por sorteio aleatório como na temporada passada. De acordo com a ESPN, embora a UEFA tenha anunciado novos regulamentos, eles não deram totalmente uma vantagem absoluta às equipes com melhor classificação na fase da liga.
De acordo com as novas regras, se as quatro primeiras equipes da liga avançarem com sucesso, elas garantirão a vantagem da segunda rodada em casa nas oitavas de final e nas quartas de final. Se essas equipes forem eliminadas nas oitavas de final, o adversário que as eliminar herdará os privilégios de casa na segunda rodada. Ao mesmo tempo, apenas as duas primeiras equipes da fase da liga podem avançar para as semifinais antes de garantir a vantagem em casa na segunda rodada.
No ano passado, o Liverpool conquistou a vantagem em casa na segunda rodada contra o Paris Saint-Germain em virtude do ranking da liga, mas foi eliminado na disputa de pênaltis. De acordo com as regras do sorteio original, o Reds jogará fora contra o Aston Villa nas quartas-de-final, mas recuperará a vantagem em casa nas semifinais contra o Arsenal. Se as novas regras forem aplicadas, o Liverpool dominará todas as rodadas da fase eliminatória devido às duas primeiras classificações, e o Paris Saint-Germain, que os eliminou, herdará esse direito-o que significa que a Grande Paris, que ficou em 15 ° lugar na fase da liga na temporada passada, ainda pode manter a vantagem em casa na segunda rodada das semifinais após a eliminação do Liverpool, O Arsenal, terceiro colocado, não conseguiu nenhum tratamento preferencial nas semifinais através da classificação da liga.
A ESPN destacou que os novos regulamentos também criaram novos desequilíbrios: o terceiro e o quarto times da liga sempre perderão a vantagem em casa na segunda rodada das semifinais; o quinto e o sexto times podem passar diretamente para os 16 primeiros e desfrutar da vantagem de casa nesta rodada., Mas nas quartas-de-final e na segunda rodada das semifinais, eles serão forçados a jogar fora. De acordo com o mecanismo de sorteio das eliminatórias, apenas as seguintes equipes podem vencer a segunda rodada das semifinais em casa: 1, 2, 7-10, 15-18 e 23-24.
Portanto, as equipes agora têm uma motivação mais forte para competir pelos dois primeiros na fase da Liga dos Campeões-assim como o Liverpool fez na temporada passada. Mas se você não conseguir ficar entre os dois primeiros, se a classificação da liga pode trazer vantagens substanciais para a fase eliminatória se tornará mais complicado. O Liverpool foi confirmado como o primeiro time a empatar na fase da Liga dos Campeões em 28 de agosto.