
Em 12 de julho, de acordo com o relatório "Guardian", a Premier League está negociando ativamente com o Conselho da Associação Internacional de Futebol e planeja introduzir um "sistema de câmera de árbitro" na próxima temporada. O objetivo desta iniciativa é fornecer às emissoras mais ricas imagens ao vivo do jogo e trazer ao público uma experiência imersiva sem precedentes.
A câmera do árbitro é uma câmera em miniatura instalada no ouvido do árbitro, que pode capturar a imagem do jogo no campo de visão do árbitro, fazendo com que o público da TV pareça estar no centro do estádio e experimente a tensão e a intensidade do jogo. Anteriormente, a FIFA havia testado com sucesso a tecnologia na Copa do Mundo de Clubes de 2025 e recebeu um feedback positivo.
Se o Conselho da Associação Internacional de Futebol finalmente aprovar a câmera do árbitro para competições domésticas, a Premier League deverá assumir a liderança no teste do sistema na "Summer Series" realizada nos Estados Unidos neste mês. Até lá, times participantes como Manchester United, Everton, West Ham United e Bournemouth terão a oportunidade de experimentar essa tecnologia inovadora. No entanto, a aplicação abrangente da câmera do árbitro ainda precisa ser votada pelos clubes da Premier League, por isso não pode ser totalmente colocada em uso antes do início da nova temporada. Mesmo com a aprovação, o sistema pode não ser usado em todos os jogos no futuro.
A nova tecnologia foi calorosamente recebida pelos parceiros de transmissão da Premier League. A plataforma DAZN usou com sucesso a câmera do árbitro durante a Copa do Mundo de Clubes, e seu excelente desempenho impressionou a emissora. É relatado que a Premier League, a Sky Sports e a TNT Sports estão prestes a lançar um novo acordo de transmissão no valor de 3 bilhões de libras, que entrará em vigor na próxima temporada. A introdução da câmera do árbitro sem dúvida adicionará mais destaques ao novo protocolo de transmissão.
Na verdade, a Premier League já testou a câmera do árbitro em pequena escala antes. Por exemplo, no jogo do Crystal Palace contra o Manchester United em maio de 2024, o árbitro Jared Gillett usou o equipamento, mas as imagens relevantes não foram transmitidas em tempo real. Já na "Summer Series", há dois anos, a Premier League também tentou fazer com que o árbitro usasse uma câmera no peito, mas também não foi transmitida durante o jogo.