
No dia 13 de julho, o impasse de transferência de Jekelaiss não foi resolvido. O presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, foi duro e deixou claro que se o Arsenal não pagar uma taxa de transferência razoável, mesmo que Jekelaiss pare de treinar, não pode abalar a posição do clube.
Antes disso, Zhekarish perdeu o treinamento de pré-temporada da equipe para pressionar o clube a liberar as pessoas. No entanto, Varandas estava bastante calmo sobre isso e enfatizou que Jekelaish enfrentará uma multa enorme e deve se desculpar com a equipe.
Varandas disse em entrevista à imprensa portuguesa: "Estamos muito calmos. Tudo será resolvido antes do fechamento da janela de transferência, ele será multado e se desculpará com a equipe."
Varandas também apontou o dedo para o Arsenal, ressaltando que se o Arsenal realmente deseja apresentar os dzechais, deve pagar a taxa de transferência razoável definida pelo Sporting português. Caso contrário, os Jecarais permanecerão no Sporting de Portugal até 2028, quando o contrato expirar.
Ele ressaltou com firmeza: "Se eles não estiverem dispostos a pagar um preço de mercado razoável para o Jekaraish, não teremos pressa. Estaremos à vontade nos próximos três anos."
No final, Varandas criticou severamente a estratégia de "greve" adotada pela equipe de Jekelaish e enfatizou que ninguém pode superar o clube. “Se as 'pessoas inteligentes' que planejaram essa 'farsa de saída' pensam que isso pode nos forçar a liberar as pessoas, então elas não estão apenas erradas, mas estão criando mais obstáculos para os jogadores deixarem o time. No Sporting de Portugal, nenhum jogador pode ter interesses superiores aos do clube, seja ele quem for."