
No dia 4 de julho, a Copa do Mundo de Clubes está prestes a inaugurar um duelo nas quartas de final. O Palmeiras enfrentará o Chelsea. Antes do jogo, o técnico do Palmeiras, Ferreira, participou da coletiva de imprensa.
Aos amigos e amigos de André Silva com Diogo Jota
"Quando você acorda e lê notícias como essa, sempre parece inacreditável... Mas a vida é assim. Por isso, costumo dizer aos jogadores: devemos viver o presente, aproveitar o momento e ser gratos. Porque ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Aproveitando esta oportunidade, gostaria de enviar mais uma vez minhas profundas condolências e abraços às esposas, pais e todos os parentes e amigos dos dois jogadores."
O jogo consiste em momentos
“Esta é a característica dos meus jogadores. Às vezes acho que a maneira como vocês interpretam o jogo é interessante... Se você perguntar a todos os treinadores, eles dirão: 'Eu quero a bola para que o adversário só possa defender. Mas não é assim. As partidas são feitas de momentos e cada jogo tem uma história diferente. Alguns adversários são mais fortes do que outros, mas isso não significa que equipes com menos recursos não possam vencer seus oponentes com táticas e estratégias. Portanto, amanhã com certeza haverá este momento: quando o Palmeiras está com a bola, ele deve avançar no ataque e jogar táticas propositais; também haverá momentos em que é necessário contra-atacar, há momentos em que o adversário precisa ser impedido de contra-atacar e a bola deve ser posicionada. Fique vigilante-e use esses momentos no ataque."
“O Chelsea é uma equipa com excelentes treinadores e ideias táticas claras. Quando as pessoas dizem: "É fácil saber o que seus oponentes querem fazer", é precisamente porque são uma equipe organizada e organizada-isso pode ser visto pelo método de jogo, mas isso não significa que eles não tenham mudanças dinâmicas de equipe. O treinador desta equipa é muito bom e incorpora as características pessoais dos jogadores no sistema de equipa. E tentaremos bloqueá-los quando não houver bola, e também usaremos sua posição defensiva pessoal quando houver bola para surpreender o adversário."
Realismo, paixão e o significado da vida
"Se o Chelsea é mais forte que o Palmeiras... Então o Chelsea deve vir aqui e comprar nossos melhores jogadores. O que mais querem que eu diga? Mas isso não significa que não tenhamos capacidade e ambição para lutar contra nossos adversários-dentro de nossos recursos, em nosso sistema tático, em nosso plano de jogo. Como eu disse antes, sinto que não é..."
“Eu acho que vocês sabem que às vezes essas tragédias acontecem (falamos sobre isso porque envolve figuras públicas), mas coisas assim acontecem ao nosso redor todos os dias. Assim como a guerra que vemos, tudo à custa da presunção. Às vezes, essas tragédias nos lembram o verdadeiro significado da vida. Para mim, o sucesso-repito-é quando chego em casa e me deito, para ter certeza de que estou fazendo o meu melhor todos os dias. Para mim, isso é sucesso: ter a consciência limpa de saber que você fez o seu melhor. Independentemente de ganhar ou perder, espero ter a sensação de "dar o meu melhor"."
Sobre Pedro Neto
“A trajetória de crescimento de Pedro Neto é exatamente a mesma de Estêvão. Ele trabalhou comigo no time B. Depois de ser promovido ao primeiro time, ele continuou a me seguir. Eu o deixei terminar sua estreia... Em menos de um mês, ele se transferiu para a Lazio. Agora ele é um dos principais jogadores do Chelsea. A última vez que conversei com ele, ele ainda não havia se juntado ao Chelsea. Ele sofreu uma grave lesão no joelho na época, e você sabe disso. Enviei apenas uma mensagem para ele-porque também experimentei a mesma lesão e sei que essa cicatriz deixará uma marca no "guerreiro". Essas marcas nos acompanharão, nos tornarão mais fortes e também nos tornarão mais conscientes do momento."
“Os jogadores de futebol às vezes ficam entediados, irritados ou o que você diz 'ansioso' porque não podem jogar, mas é pior do que não poder jogar. Essa foi a última vez que me comuniquei com ele. Ele é um jovem muito bom e espero sinceramente que tudo corra bem-exceto para o jogo de amanhã."
Sobre Vanderlan e Pedro Neto
"Ah, Van der Lan... Você vê, são dois jogadores que são rápidos. Netto é mais técnico Netto e o outro mais defensivo. Ele dará início a um belo desafio amanhã, que é uma excelente oportunidade para mostrar toda a sua força. Espero que ele possa acreditar em si mesmo como meus companheiros de equipe e dar tudo de si-isso é tudo que eu peço a ele, nada mais."
Sobre experiências, planejamento e mudanças
"Veja, as mudanças estão escritas no meu cabelo grisalho. Agora tenho muito cabelo branco, mas não naquela época. Estes são jogos diferentes. Eu entendo esse contraste. Sempre há uma coincidência de destino no mundo do futebol, mas o jogo de amanhã será novo. Nos últimos dois ou três anos, o Chelsea tem tentado construir um novo plano: apresentar jovens jogadores, consolidar conceitos táticos e deixar o treinador treinar por muito tempo para garantir um pensamento coerente. Na verdade, a Premier League agora é um pouco como o futebol brasileiro-mudar de treinador se o desempenho não for bom, sempre foi assim. Mas lembro que quando eu era jovem, a Premier League era mais paciente com o treinador e agora, uma vez que os resultados não fossem bons, eles mudariam de treinador. O Chelsea acaba de ganhar a Liga Europa, mas acho que seu plano central sempre foi: apostar nos jovens jogadores, dar confiança contínua ao treinador e permitir que a equipe conclua o crescimento e a transformação com o tempo."
Sobre a memória do gol contra o Chelsea
"Vega... Todos sabemos o que ele significa para a equipe. Ele jogou e perdeu o último jogo. De acordo com as características e o andamento do jogo, Vega não foi jogadores. Mas se ele precisar aparecer amanhã, tenho certeza absoluta de que ele se lembrará daquele momento-ele marcou um gol contra o Chelsea. Então ele está pronto para isso. Quando ele sair do banco, a memória do gol maravilhoso aparecerá em sua mente. Se houver uma chance amanhã, espero que esta cena se repita."
Sobre Enzo Fernandes
"Em primeiro lugar, a primeira coisa que disse aos olheiros foi que eles tinham olhos e nada". Jogamos com ele (Enzo Fernandes) e não o contratamos. Mas isso não é um 'fracasso'. Eu entendo isso... Até o técnico do Paris Saint-Germain disse que não conseguia entender. Porquê? Você nunca viu um treinador dizer 'esta é a Europa contra a América do Sul. 'Agora é a era do futebol global. Estamos falando de 'futebol global'. Para mim, o futebol não tem nacionalidade, é global. Mas eu entendo que você-até mesmo fãs de vários países-terá uma sensação de confronto "nós contra eles", e acho que é Europa versus América do Sul. Na verdade, não é assim. Veja o que sabemos-você também viu-treinadores como Guardiola, que ficarão obcecados com a atmosfera do futebol aqui (na América do Sul). Eu disse isso antes: a paixão pelo futebol aqui às vezes pode ser excessiva e até se tornar um pouco violenta, porque o frenesi pode ir a esse extremo. Mas a maneira como as pessoas gostam do jogo, a maneira de comemorar gols... Repito: não é uma crítica nem um elogio, é apenas uma descrição objetiva."
Sobre a ausência e a confiança
"Temos jogadores ausentes e eles (Chelsea) também têm falta de escalação. Claro, seja o técnico do Chelsea ou eu, esperamos que todos os jogadores estejam saudáveis, para que possam ter mais planos e recursos de banco na seleção. Mas a realidade não é o caso, mas acredito absolutamente que os jogadores que vão estrear amanhã estão prontos e vão dedicar um jogo maravilhoso a todos."
Sobre a memória e energia dos fãs
"Eu quero dizer a todos... Estou arrepiado agora, porque o futebol é tão mágico e deixa uma marca. Não importa qual seja o resultado amanhã, este está destinado a ser um momento inesquecível-assim como estamos ao longo do caminho, da fase de grupos à fase de eliminação, esses momentos serão sempre gravados no coração de todos. O que podemos prometer é viver de acordo com essa expectativa. Não há dúvida de que os jogadores e eu sentimos o apoio dos torcedores: todos podemos ver sua mobilização, sacrifício e companhia. Você sabe, quanto custa pegar um avião, comprar um ingresso e ficar aqui por cerca de um mês? Então, amanhã, vamos trazer esse espírito de sacrifício, luta e energia extra para o estádio-é exatamente isso que os fãs estão fazendo por nós. Sei que algumas pessoas estão dentro de sua capacidade, mas outras podem pedir dinheiro emprestado e vir ao local para apoiar o clube. Devemos lutar com essas forças, não apenas por nós mesmos, mas também por todos aqueles que nos apoiam."