
Em 5 de julho, a UEFA anunciou oficialmente que as cinco equipes de Chelsea, Barcelona, Lyon, Aston Villa e Hajduk serão multadas em vários graus por violar as regras de justiça fiscal.
Funcionários da UEFA afirmaram que os clubes de futebol Chelsea, Barcelona, Lyon, Aston Villa e Hajduk não cumpriram as regras de receita do futebol.Os cinco clubes mencionados acima chegaram a um acordo com a agência de controle financeiro por um período de dois, três ou quatro anos.
A duração de cada acordo de liquidação depende da capacidade do clube de cumprir os regulamentos em um determinado período de tempo. O objetivo final dos clubes é que ao final do período de conciliação (ou seja, o biênio corresponda à temporada 2026/27, o triênio à temporada 2027/28 e o quadriênio à temporada 2028/29) obedeja integralmente as regras de renda do futebol.
Todos os clubes concordaram em pagar uma certa quantia de multa (incluindo partes condicionadas e incondicionais), que foi determinada de acordo com a gravidade da infração. O acordo de quatro anos também leva em consideração as previsões de resultados financeiros para o ano fiscal de 2025, que são os seguintes:
O Chelsea precisa pagar à UEFA uma taxa de liquidação "incondicional" de 20 milhões de euros, e o período de liquidação é de quatro anos, incluindo uma taxa de liquidação "condicional" de 60 milhões de euros que pode ser acionada.
Por analogia, o Barcelona precisa pagar à UEFA uma taxa incondicional de 15 milhões de euros, com um período de liquidação de dois anos e um máximo de 60 milhões de euros. Lyon precisa pagar 12,5 milhões de euros, um período de liquidação de quatro anos, até 50 milhões de euros; Aston Villa 5 milhões de euros, um período de liquidação de três anos, até 20 milhões de euros; Hajduk 300.000 euros, o período de liquidação é de três anos, até 1,2 milhões de euros.
Além disso, todos os clubes concordaram ainda em aceitar as restrições ao registro de novos jogadores para sua participação na lista A dos eventos de clubes da UEFA (UEFA Champions League, UEFA Europa League, UEFA Europa League).Esta limitação pode ser condicional, incondicional, ou ambos, e abranger uma ou mais temporadas, dependendo da duração do período de reconciliação.
Todos os clubes concordam em atingir as metas anuais em etapas e, se não atingerem essas metas, aceitarão penalidades financeiras e esportivas condicionais(Por exemplo, restrições mais rígidas ao registro de novos jogadores na lista A e a desqualificação do próximo evento de clube da UEFA para o qual eles deveriam se qualificar).
Além disso, se a Autoridade Nacional Francesa de Controle de Gestão (DNCG) confirmar que o clube de Lyon foi rebaixado para a Ligue 2, o Lyon também concordou em ser punido pela suspensão do clube da UEFA na temporada 2025/26.
Ao mesmo tempo, o Chelsea também foi multado em 11 milhões de euros pela UEFA por violar as "regras de custo da equipe", de modo que a multa total das duas atingiu 31 milhões de euros.
Os outros três clubes que violaram as regras de custo da equipe são: Aston Villa (multa de 6 milhões de euros), Besiktas (multa de 900.000 euros) e Panathinaikos (multa de 400.000 euros).